Carregando...

Conjuntivite: saiba como se proteger

Conjuntivite: saiba como se proteger


O ar mais seco e empoeirado e a concentração de pessoas em ambientes mais fechados favorece os quadros de conjuntivite alérgica

A queda da umidade relativa do ar, característica do outono, contribui para o aumento da poeira e da circulação de partículas que causam alergia , tornando o ambiente propício para a ocorrência de quadros de conjuntivite alérgica, comuns nesta época do ano. Esses quadros tendem a se agravar no inverno, quando as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados.

 

Cuidados preventivos

-  Limpe os ambientes internos com panos úmidos e lave as roupas de cama, toalhas, cortinas, vestuário com mais frequência para remoção de agentes alérgenos, como ácaros e pelos de animais;

-  Se possível, remova carpetes e use umidificadores de ar;
-  Higienize as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool antisséptico;
-  Evite coçar os olhos, sobretudo se as mãos não estiverem limpas;
-  Use óculos de sol com proteção UVA e UVB.

E se eu tiver conjuntivite?

A principal orientação é consultar um oftalmologista para obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado, com a indicação correta de medicamentos. O médico também fornecerá um atestado para se ausentar do trabalho (ou da escola) por alguns dias, a fim de evitar a transmissão, caso a conjuntivite seja viral. Vale lembrar que a automedicação é perigosa, pois só um médico é capaz de identificar a causa da conjuntivite e indicar o tratamento apropriado.

Como tratar o problema?

A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva, a membrana transparente que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Quando o quadro é desencadeado por bactérias ou um agente alérgico, é necessário recorrer a medicamentos prescritos pelo médico. Mas, se for viral, ela é autolimitada, ou seja, vai embora sozinha e os sintomas desaparecem em até 15 dias.

Para amenizar os sintomas e aumentar o conforto visual, é recomendável fazer compressas com gaze e soro fisiológico gelado, além de usar colírio antialérgico ou lubrificante, de preferência, sem conservantes, pois são menos tóxicos para a córnea.

E se não tratar, o que acontece?

Algumas conjuntivites podem gerar complicações à córnea e comprometer a visão, por isso, é importante seguir as orientações do oftalmologista.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555