Carregando...

Quinto ano do Hospital Visão é comemorado com recebimento do certificado de Acreditação Hospitalar ONA

Quinto ano do Hospital Visão é comemorado com recebimento do certificado de Acreditação Hospitalar ONA


Na especialidade Oftalmologia, a instituição é a única da Paraíba que possui o selo nível I da ONA, que garante segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.

 

Um dos maiores sonhos dos diretores e de toda a equipe do Hospital Visão, desde a sua inauguração em 2013, agora se tornou realidade. O Hospital Visão é o primeiro e único da área de oftalmologia, na Paraíba, a conquistar o Selo de acreditação hospitalar ONA – Organização Nacional de Acreditação em saúde. O reconhecimento fez parte das comemorações dos cinco anos de existência da instituição de saúde que, mais uma vez, se destaca na especialidade por sempre estar em busca de mais qualidade e segurança oferecidas aos seus pacientes.

 

Em entrevista exclusiva à REVISTA SAÚDE, o visionário oftalmologista Dr. Fernando Gadelha fala das superações e conquistas alcançadas ao longo desses cinco anos do Hospital Visão de João Pessoa.

 

RS – O Hospital Visão chega aos seus cinco anos de existência. Como surgiu a ideia de construir um complexo hospitalar que abrangesse a oftalmologia de forma completa?

 

Ao concluir residência e subespecialização em São Paulo, em 2002, comecei a trabalhar em João Pessoa. Após anos de desenvolvimento desse trabalho em oftalmologia, observei a necessidade de se ter, em nosso estado, um hospital oftalmológico que abrangesse as diversas subespecialidades da oftalmologia e que oferecesse estrutura capaz de atender nossa população com conforto, segurança e qualidade, proporcionando, assim, maior eficiência e resolutividade.

 

Contei com ajuda de vários colegas, principalmente da minha irmã, Dra. Camila Gadelha, e da minha esposa, Dra. Amanda Gadelha, as quais, juntamente com mais 15 oftalmologistas, todos com residência e especialização nos melhores centros de oftalmologia, completam nossa excelente equipe médica. Entre planejamento e concretização do projeto, transcorreram de 8 a 10 anos.

 

O que é Acreditaçâo Hospitalar? Desde que surgiu, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras que validam o cuidado ao paciente e a qualidade no atendimento.

 

A ONA – Organização Nacional de Acreditação – é voltada para a área da saúde. Essa acreditação é a certificação de que a instituição está dentro do padrão e dos processos ideais para o funcionamento de um hospital.

 

Passa-se a trabalhar em um contexto de normatizações e legislações para poder alcançar todos os resultados positivos no âmbito hospitalar.

 

Aqui na Paraíba, apenas o Hospital Visão e mais outras duas instituições têm este selo de acreditação da ONA.

 

O processo de avaliação para a acreditação da ONA é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas, que têm como referências as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação ONA específico.

 

Níveis de acreditação:

Acreditação Ona Nível 1 Acreditado: princípio segurança

Acreditação Ona Nível 2 Acreditado Pleno: princípio gestão

Acreditação Ona Nível 3 Acreditado com Excelência: princípio excelência em gestão.

A partir da ideia de se ter uma estrutura mais completa na oftalmologia que surgiu o Hospital Visão.

 

Então foi assim, a partir da ideia de se ter uma estrutura mais completa na oftalmologia que surgiu o Hospital Visão e, a partir daí, com o trabalho em equipe, montamos nossa estrutura já pensando em, mais adiante, obter o selo de acreditação hospitalar.

 

RS – Sobre essa conquista do selo da ONA, que chegou exatamente na época em que o hospital faz aniversário, como surgiu o seu interesse em buscar a acreditação?

 

Quando o hospital visão foi concebido, a idéia da acreditação hospitalar já existia, porque esses parâmetros hospitalares já eram primordiais nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos. Então, nós já construimos o hospital com uma estrutura voltada para funcionar com segurança e proporcionar qualidade aos nossos clientes.

 

O que todo paciente quer é qualidade, resolutividade e essa segurança nos processos, como temos aqui no Hospital Visão, implica em um melhor atendimento.

 

O Hospital Visão ficou pronto em 2013. Agora, em nosso aniversário de cinco anos, temos a grata satisfação de receber a certificação ONA, que era um dos nossos objetivos desde o início. Esta grande conquista é de todos que contribuíram para sua concretização, principalmente nossos líderes e colaboradores, que ,com muito empenho e dedicação, adequaram-se aos padrões mundiais de excelência em saúde.

 

O maior benefício vai para a população da Paraíba e estados vizinhos, que passa a contar com um hospital oftalmológico acreditado, o que garante a confiabilidade dos nossos serviços e dá maior respaldo à nossa instituição. Além disso, a certificação acaba estimulando uma cultura de busca pela melhoria contínua, fundamental para proporcionar um atendimento cada vez melhor àqueles que procuram diretamente ou são encaminhados ao Hospital Visão.

 

Certificação acaba produzindo parâmetros para que você busque a melhoria e a confiabilidade dos nossos pacientes 

 

RS – Como funciona a dinâmica para capacitar todos os envolvidos na aquisição do selo?

Hoje, nós contamos com 18 oftalmologistas, que trabalham diretamente no hospital. Temos ainda uma média de 25 oftalmologistas que são parceiros na Clínica Visão e Hospital Visão Prime, os quais, de forma indireta, também contribuem com a nossa acreditação, além dos anestesistas e alguns colegas de outras especialidades.

Assim, quando decidimos procurar a acreditação pensamos em todo o envolvimento dos nossos colaboradores, de todos os setores, seja da limpeza, do estoque, do administrativo... Todos nós vestimos a camisa em busca do selo.

Afinal, de nada adianta você ter um hospital bonito, com médicos e profissionais competentes, se os processos não estão alinhados entre si. Agora, temos muito mais envolvimento dos nossos colaboradores em todos os processos e a Acreditação foi o resultado do nosso compromisso.

Com o selo ONA você acaba evitando o retrabalho em todos os setores, reduzindo os eventos adversos e as não conformidades. Isso só foi possível porque tivemos esse sonho de uma busca contínua pela qualidade para sermos excelência na especialidade da oftalmologia aqui na Paraíba.

 

RS – O que significa ter acreditação ONA?

Significa priorizar a segurança e qualidade no atendimento aos nossos clientes, buscando estruturar processos e seguir protocolos baseados em padrões internacionais de assistência à saúde. Todos estes processos vão assegurar a qualidade em nossos procedimentos clínicos e cirúrgicos. Nós controlamos toda a chegada do paciente, a cirurgia e também o pós operatório. Foi todo esse conjunto de critérios detalhados que nos fez alcançar esta certificação. Para se ter uma idéia, nós identificamos e rastreamos até mesmo os colírios que usamos, tanto nas consultas cotidianas quanto nas cirurgias.

Nós vemos a segurança nos processos como uma etapa para se atingir a qualidade. 

 

RS – Qual o diferencial de um hospital que possui essa acreditação da ONA?

A partir do momento em que recebemos este título, reforçamos nosso compromisso para oferecer, aos nossos clientes e também a toda a equipe de profissionais, segurança e qualidade nos procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados, através de um melhor gerenciamento dos processos.

Esta certificação se estende a toda a equipe, incluindo profissionais de saúde e colaboradores. Afinal, todas as pessoas que trabalham no Hospital Visão, em quaisquer que sejam suas funções, também exercem um cargo acreditado, ou seja, não deixa de ser mais uma qualificação para nós e nossos colaboradores.

Não queremos dizer que a partir de agora somos ”perfeitos”, mas passamos a diminuir as intercorrências e a obedecer processos, evitamos as inconformidades, oferecendo um atendimento com maior segurança. Consequentemente, uma melhor qualidade, tanto para nossos pacientes quanto para nossos colaboradores, que passam a ter menores riscos nas atividades desenvolvidas.

Uma das maiores vantagens da acreditação é ser um processo de educação permanente, um estímulo para a melhoria contínua.

 


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555