Carregando...

O que é uveíte?

A uveíte é um termo geral que descreve um grupo de doenças inflamatórias que produzem inchaço e destrói os tecidos dos olhos. Essas doenças podem reduzir ligeiramente a visão ou levar a uma perda severa de visão.

O que é uveíte?


A uveíte é um termo geral que descreve um grupo de doenças inflamatórias que produzem inchaço e destrói os tecidos dos olhos. Essas doenças podem reduzir ligeiramente a visão ou levar a uma perda severa de visão.

O termo uveíte é usado porque esses tipos de doenças geralmente afetam parte do olho chamado uvea. No entanto, a uveíte não se limita à uvea. Essas doenças também afetam o cristalino, a retina, o nervo óptico e o vítreo, produzindo visão ou cegueira reduzidas.

A uveíte pode ser causada por problemas ou doenças que ocorrem no olho ou pode ser parte de uma doença inflamatória que afeta outras regiões do corpo. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, mas costuma ser mais comum em indivíduos entre 20 e 60 anos. A uveíte pode durar por um tempo curto (agudo) ou longo (crônico). As formas mais severas de uveíte reaparecem muitas vezes.

Causas da uveíte

A uveíte é causada por respostas inflamatórias que ocorrem dentro do olho. A inflamação é a resposta natural do corpo ao dano tecidual, germes ou toxinas. Ela produz inchaço, vermelhidão, calor e destrói os tecidos à medida que determinados glóbulos brancos se precipitam para a parte afetada do corpo para conter ou eliminar o problema.

A uveíte pode ser causada por:

– Um ataque do próprio sistema imunológico do corpo (auto-imunidade).
– Infecções ou tumores que ocorrem dentro do olho ou em outras partes do corpo.
– Contusões nos olhos.
– Toxinas que podem penetrar no olho.

Em muitos casos, a causa da uveíte é desconhecida.

Sintomas

– Visão embaçada
– Pontos escuros e flutuantes na visão
– Dor nos olhos
– Vermelhidão no olho
– Sensibilidade à luz (fotofobia)

Doenças associadas à uveíte

A uveíte pode ser associada a muitas doenças, incluindo:

– AIDS
– Espondilite anquilosante
– Síndrome de Behcet
– Retinite de CMV
– Infecção pelo herpes zoster
– Histoplasmose
– Doença de Kawasaki
– Esclerose múltipla
– Psoríase
– Artrite reativa
– Artrite reumatóide
– Sífilis
– Toxoplasmose
– Tuberculose
– Colite ulcerativa

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da uveíte inclui um exame completo e avaliação do histórico médico do paciente. Testes de laboratório podem ser feitos para descartar uma infecção ou um transtorno auto-imune. Os exames oculares utilizados incluem o teste de acuidade visual, fundoscopia, avaliação da pressão ocular e exame da lâmpada de fenda.

O tratamento da uveíte tem como objetivo principal eliminar a inflamação, aliviar a dor, evitar danos nos tecidos dos olhos e restaurar qualquer perda de visão, e dependem do tipo de uveíte apresentada pelo paciente.

Alguns tratamentos podem incluir o uso de gotas oculares e injeções de corticosteróides ao redor do olho ou dentro do olho, enquanto que outros tratamentos, tais como agentes imunossupressores por via oral, podem ser usados quando a doença está ocorrendo em ambos os olhos.

 

 

Fonte: Portal da Oftalmologia


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555