Carregando...

Cirurgia para correção de estrabismo

A cirurgia de estrabismo visa à correção do alinhamento dos olhos.

Cirurgia para correção de estrabismo


Esse procedimento é realizado em ambiente hospitalar e ajuda a dar mais equilíbrio aos músculos ocular. Porém, não resulta na melhora da visão.
Nem todos os pacientes que têm estrabismo precisam da intervenção cirúrgica. Alguns conseguem tratar o problema com uso de óculos de grau.
Estrabismo é caracterizado por qualquer desvio ocular. Essa modificação pode acontecer em qualquer direção - para dentro, para fora, para baixo ou para dentro.
O diagnóstico deve ser cuidadoso. Caso haja mudança no grau de visão de um olho para o outro, o médico pode estimular aquele com uma visão pior, durante o tratamento.
A cirurgia de estrabismo só é indicada após esses cuidados e algumas correções primárias. O procedimento utiliza microincisões que expõem os músculos extraoculares, responsáveis pela movimentação ocular. O procedimento tem como objetivo alterar o padrão desses músculos, enfraquecendo-os ou fortalecendo-os na chamada posição de ação.
Os riscos da cirurgia são similares aos de qualquer intervenção, como infecções e sangramentos. Além disso, visão dupla e diminuição da habilidade ocular também são possíveis efeitos adversos. Ainda assim, ao seguir os cuidados propostos pelo oftalmologista, há grandes chances de que esses problemas sejam corrigidos ao longo da recuperação.
Os cuidados que antecedem a cirurgia de estrabismo são para garantir um diagnóstico correto. Diversos exames devem ser feitos para avaliar tanto a mobilidade ocular quanto a visão do paciente. A partir dessas conclusões, o especialista estará apto para escolher o melhor tratamento.
Após o procedimento, o paciente deve permanecer em repouso nos primeiros dias, pois sentirá a região dolorida. A vermelhidão local deve sumir em até três semanas, mas pode variar de acordo com o organismo de cada pessoa.
Alguns cuidados importantes durante a recuperação são usar os colírios prescritos pelo médico, assim como os medicamentos, que podem ser analgésicos ou antibióticos. Recomenda-se ainda evitar banhos de imersão ou natação nas primeiras semanas e voltar às atividades de trabalho ou estudo cerca de três dias após o procedimento.
A cirurgia de estrabismo deve ser realizada por um profissional qualificado. Por isso, pesquise e peça referências. Esse é um procedimento que, se feito da maneira correta, pode refletir positivamente, garantindo mais autoestima e qualidade de vida para o paciente.


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555